domingo, 24 de julho de 2011

História de Santa Maria Madalena

Maria Madalena por Pietro Perugino (c. 1500)


Existem poucas citações diretas sobre ela nos quatro evangelhos, porém ela está nominalmente presente nas passagens mais marcantes na vida do Cristo, como a Paixão e a Ressurreição. Ela é a discípula que ama o mestre acima de tudo e é testemunha da Sua Ressurreição, sendo a portadora da Boa Nova. Por isso ela pode ser considerada a primeira apóstola.Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares, teria nascido em Magdala ou em Betânia. Maria Madalena, Maria de Betânia e Maria, a pecadora, citadas no evangelho são a mesma pessoa segundo o Papa São Gregório, o magno, grande estudioso dos santos e criador do Calendário Gregoriano.Durante um banquete ao qual Jesus participava, ela lavou seus pés com óleo perfumados e em seguida os enxugou com seus próprios cabelos.



Foi exorcizada por Ele e seguiu Jesus em todo o seu caminho até o pé da cruz e depois acompanhou o seu sepultamento e Jesus a recompensa com sua presença após a Ressurreição: Maria estava junto do sepulcro, de fora, chorando. Enquanto chorava se inclinou para o interior do sepulcro e viu dois anjos, vestidos de branco, sentados no lugar onde o corpo de Jesus havia sido colocado um a sua cabeceira e outro aos pés. Disseram então "Mulher por que choras?" Ela respondeu: "Levaram meu Senhor e não sei onde o colocaram". Dizendo isto se voltou e viu Jesus de pé. Mas não podia imaginar que era Jesus e Jesus lhe disse: "Mulher por que choras? A quem procuras?" Pensando ser Ele o jardineiro ela respondeu: "Senhor se foste tu que O levaste me diga onde O puseste que eu irei buscá-LO". Jesus responde: "Maria". Ela então O reconhece e grita em hebraico "Rabbuni! " (que quer dizer Mestre!).Diz a lenda, que após a volta do Cristo para junto de Seu Pai, Maria Madalena partiu em busca do isolamento, passando o resto de sua vida em penitência e adoração ao Cristo, habitando em uma gruta. Como não se alimentava, anjos vinham constantemente em seu socorro, até que veio a falecer e sua alma foi levada por um cortejo de anjos, para o céu, junto ao seu Salvador.

Ela teria ido até Marselha, na França, e depois a Burgundy, vivendo em uma gruta em Ste, Baume. Lá ela teria vivido até o fim de sua vida, quando foi assistida em seu leito de morte pelo bispo Maximinus, que lhe deu a extrema unção e a enterrou.


É a padroeira das cabeleireiras, estilistas de cabelos, podólogos, pecadores penitentes, prostitutas arrependidas, perfumarias, perfumistas, manicures, fabricantes de perfumes, fabricantes de esmaltes, oleos para o corpo.
Consta no calendário da igreja católica romana que o dia da Santa Maria Madalena é comemorado no dia 22 de julho de cada ano, porém, como nesta época são intensas as chuvas que se abatem sobre a nossa região, desde o inicio do século, os católicos resolveram comemorar a festa entre os dias 23 de janeiro a 02 de fevereiro.

Curiosidade:
 O nome de Maria Madalena a descreve como sendo natural de Magdala, cidade localizada na costa ocidental do Mar da Galileia.

by Angel

Fonte de pesquisa: http://www.sintoniasaintgermain.com.br/madalena.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário